quinta-feira, 4 de março de 2010
Autor do Mês - Álvaro Magalhães
Álvaro Magalhães nasceu no Porto, em 1951.
Começou por publicar poesia no início dos anos 80 e, em 1982, publicou o seu primeiro livro para crianças, intitulado História com muitas Letras. Desde então construiu uma obra singular e diversificada, que conta actualmente com mais de três dezenas de títulos e integra contos, poesia, narrativas juvenis e textos dramáticos.
Mais recentemente, acrescentou à sua obra a série Triângulo Jota que já cativou perto de um milhão de leitores. Considerado um dos mais importantes escritores da sua geração, pela originalidade e singular irreverência da sua obra, Álvaro Magalhães foi várias vezes premiado pela Associação Portuguesa de Escritores e pelo Ministério da Cultura, logo desde o início da sua carreira literária.
Cinco dos seus livros para crianças (História com Muitas Letras, O Menino Chamado Menino, Isto é que foi Ser!, Histórias Pequenas de Bichos Pequenos e O Homem que não Queria Sonhar e outras Histórias) foram premiados pela Associação Portuguesa de Escritores e Ministério da Cultura, em cinco anos consecutivos, entre 1981 e 1985. Ganhou, também, o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens 2002 (modalidade de texto literário) com o livro Hipopóptimos – Uma História de Amor.